Fale Conosco

ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): Comissão que propõe normas para fabricação e teste de aparelhos eletrônicos, inclusive áudio e vídeo.

ABSORÇÃO: Qualquer processo em que uma substância incorpora outra em si ou recebe energia radiante ou sonora. Característica de certos materiais trocarem energia com o som. Materiais porosos normalmente transformam energia acústica em calor, resultando na chamada absorção sonora. Materiais de alta absorção sonora são, por exemplo, espuma, lã de vidro e carpete.

AAC: É um formato de música digital com qualidade superior ao MP3.

AC/DC (Alternate Current/Direct Current): Sistema de alimentação de energia elétrica em corrente alternada (AC ou CA) e em corrente contínua (DC ou CC).

ACESSO DEDICADO: Forma de acesso à Internet no qual o computador fica conectado permanentemente com a Rede. Normalmente, o acesso dedicado é utilizado por empresas que vendem acesso e serviços aos usuários finais. Empresas de grande porte também estão conectando suas redes internas de forma dedicada à Internet. Além disso, todos os servidores encontrados na Rede, como sites e servidores de FTP, mantêm uma ligação permanente para que os usuários possam acessá-los a qualquer momento. Nesse tipo de ligação, o computador recebe um endereço único pelo qual pode ser localizado.

ACESSO DISCADO (DIAL-UP): É o tipo de acesso dos usuários comuns. Para utilizá-lo, basta um computador, uma linha telefônica e um modem. O usuário utiliza o computador para fazer a ligação até o seu provedor de acesso. Ao ser conectado ao computador do provedor, deve fornecer seu nome de usuário e senha para se conectar a internet.

ACESSO REMOTO POR TELEFONE: Função disponível no sistema de alarme que permite acionar / desativar funções a partir de um telefone externo. Basta telefonar de qualquer outro número e acessar as funções pelo teclado do aparelho telefônico remoto. Significa que o produto é compatível com as diferentes voltagens (110V, 220V) disponíveis na rede elétrica do país. A referência de voltagem (ex.: 100 - 240V) indica a os limites superior e inferior das tensões admissíveis. Aviso por tom ou voz de abertura de portas e janelas e presença de pessoas. Função disponível no sistema de alarme que identifica por um "bip" ou através de voz, descrevendo o local onde o sensor está colocado, que portas foram abertas ou que há pessoas na área monitorada por este sensor.

ACTIVE CONTROL: Tecnologia que assegura a otimização contínua dos níveis de ruído e nitidez à razão de 60 vezes por segundo. Ajusta continuamente a qualidade da imagem, mais de 3.000 vezes por minuto, otimizando a experiência visual.

ACTIVEX: Tecnologia desenvolvida pela Microsoft, por meio da qual um browser habilitado com esta tecnologia permite que controles ActiveX sejam baixados como parte de um documento web adicionando funcionalidades ao browser, sendo similar a applets Java.

ACÚSTICA: É uma ciência que estuda as características dos ambientes e como elas influenciam o som que ouvimos.

ADAPTADOR GRÁFICO: Um cartão equipado com um caractere ou um gerador gráfico e memória de vídeo, que mapeia a tela. Um microprocessador varre a memória de vídeo e traduz informações de bits do computador para os sinais de vídeos visíveis para o monitor. Esses cartões estão em conformidade com vários padrões que determinam a natureza e a qualidade da imagem. VGA (Matriz Gráfica de Vídeo), introduzida em 1987, foi o primeiro cartão analógico. Oferece maior resolução do que EGA: 640 X 480 pixels para artes gráficas e 700 x 400 pixels para texto e uma paleta de 256 cores. VGA também pode emular EGA e CGA. Super VGA: concebido por VESA em 1989, oferece uma resolução de 800 X 600 pixels. Extended VGA: introduzido por VESA em 1991, oferece a mais alta resolução de 1024 x 768 pixels (não-entrelaçados) e uma taxa de renovação um pouco mais alta do que XGA8514A da IBM. Adaptadores gráficos de alta qualidade: introduzidos nos últimos três anos para estações de trabalho profissionais oferecem altas resoluções de 1280 x 1024 até 1600 x 1280, freqüências de linhas horizontais até 90 kHz e larguras de banda até 200 Khz.

ADAPTADOR VHS-C: Permite a reprodução ou gravação de uma fita VHS-C (normalmente utilizada em câmeras compactas) diretamente em um videocassete VHS.

ADC (Analog to Digital Converter): Processo eletrônico em que o sinal continuamente variável (analógico) é transformado, sem altear seu conteúdo, em um sinal de múltiplos níveis (digital), através de um conversor analógico-digital.

ADSL: Sigla de Asymmetric Digital Subscriber Line. Linha DSL na qual a velocidade de upload é diferente da velocidade de download. Em geral, o download é muito mais rápido que o upload. É uma tecnologia de banda larga que usa linhas telefônicas para conexão à Internet e, ao contrário do que acontece no acesso discado, a ADSL permite a conexão permanente sem bloquear a linha telefônica.

AGUDOS: Freqüências sonoras acima de 6.000 Hz. Exemplo: prato de bateria.

ALTO FALANTE: Transdutor que transforma energia elétrica em sonora. Geralmente compreende um diafragma cônico, e rígido ligado a um enrolamento, de tal forma que pode mover-se para frente ou para trás. Dentro do cilindro há um magneto permanente. As alterações na corrente elétrica alteram o campo magnético, fazendo-o vibrar junto com o cone produzindo as ondas sonoras. Caso queira se aprofundar neste assunto veja em detalhes o que significa e os tipos de alto falantes.

ALTO FALANTE COAXIAL: Composto por um cone para reprodução de graves e de outro transdutor para agudos, montados concentricamente.

ALTO FALANTE DE AGUDOS (Tweeter): Especialmente projetado para responder a altas freqüências. Pode utilizar cone de papel, plástico ou metais nobres, leves e rígidos. Também é construído com domos ou fitas (Ribbon) metálicas ou de plásticos especiais.

ALTO FALANTE DE GRAVES (Woofer): Especialmente projetado para responder a baixas freqüências (20 Hz a 500 Hz). O cone utilizado, embora rígido estruturalmente, possui uma borda bastante flexível para facilitar altas excursões nas freqüências mais baixas.

ALTO FALANTE DE MÉDIOS (Midrange): Alto-falante destinado à reprodução das freqüências médias (500Hz a 5kHz).

AMBILIGHT: Tecnologia da Philips, que projeta um brilho luminoso suave nas paredes ao redor da TV. A tonalidade desse brilho luminoso é automaticamente alterada de acordo com as cores e com o brilho da imagem. Melhora a percepção do contraste, da cor e dos detalhes, dando a sensação de que você está olhando para uma imagem maior.

AMBISOUND: Sistema de som desenvolvido pela Philips que proporciona uma experiência de som surround multicanal completa, com caixas acústicas apenas na parte frontal. Técnicas exclusivas e minuciosamente pesquisadas permitem que o usuário tenha a sensação de que os sons se originam de todos os cantos do ambiente.

AMPERE: Unidade de intensidade de corrente elétrica. Um ampere corresponde a passagem de 6.242 x 10 elevado a décima oitava, elétrons por segundo em um fio condutor.

AMPLIFICADOR DE POTÊNCIA: Aparelho cuja única função é amplificar o sinal de áudio. Pode ser mono, estéreo ou multicanais e é utilizado com pré-amplificador e/ou processador do tipo Dolby Pro Logic, Dolby Digital ou DTS. Quando o pré-amplificador já faz parte do aparelho, ele passa a chamar-se amplificador integrado.

AMPLIFICADOR DE SINAL: Aparelho que aumenta um sinal de baixo nível, por exemplo, um sinal de rádio freqüência (RF).

AMPLITUDE: No movimento de ondas é o deslocamento máximo, ocorrido a partir de um ponto de referência.

ANALÓGICO: Áudio ou vídeo representado por sinais continuamente variáveis, como os extraídos pela agulha do toca-discos ao percorrer os sulcos de um disco de vinil ou pela cabeça de reprodução de um cassete-deck ou videocassete ao entrar em contato com a fita em movimento. No processo analógico, os sinais de áudio e de vídeo são gravados e reproduzidos sem o uso de códigos ou algoritmos.

ANECÓICO: Ambiente sem reflexões sonoras.
ANSI LUMENS - Esta é a unidade de medida da luz emitida pelo projetor, podemos considerar que o ANSI LUMENS está para o projetor assim como a POTÊNCIA está para os aparelhos de áudio, ou seja, é o principal elemento para uma comparação entre produtos.

ANTENA: Componente de um circuito elétrico que irradia ou recebe ondas de rádio.

ANTENA PARABÓLICA: Tem a função de captar as ondas eletromagnéticas transmitidas pelos satélites e concentrar em um único ponto os sinais provenientes de um satélite com o mínimo de perdas e máxima rejeição de sinais espúrios e ruídos. Existem alguns tipos de antenas, entre eles: Off Set (foco deslocado) e a Focal Point (ponto focal).

ATENUADOR: Circuito que tem como função a redução do nível de um sinal elétrico. Os atenuadores nos pontos de som tem a função de controlar a intensidade sonora em cada ponto de som.

ANTI CHIP: Nas audições a níveis elevados de volume e/ou com os presets de equalização acionados, esse circuito monitora continuamente o sinal de áudio e reduz automaticamente o volume ao detectar o aparecimento de distorções.

ANTIVÍRUS: Programa que verifica a presença de vírus no computador e imediatamente o elimina da memória da máquina. É fundamental ter um antivírus instalado no seu computador, especialmente a partir do momento em que você passa a usar o sistema de e-mail - que pode receber mensagens ou arquivos "infectados".

ATIVO: Circuito que trabalha alimentado por energia elétrica. Exemplo: crossover ativo, subwoofer ativo, que é aquele que possui amplificador incorporado à caixa acústica.

ÁUDIO ANALÓGICO (RCA): Sons provenientes de fontes de sinais sonoros como fita cassete, disco de vinil, rádios AM/FM, etc. Tecnicamente, o som analógico consegue traduzir todo o espectro de som e, devido à sua complexidade, só é correspondido em equipamentos de altíssima tecnologia, ao contrário do som digital que mantém a qualidade em equipamentos mais baratos. RCA é o padrão de conexão deste sistema sonoro.

AUTO HEAD CLEANER: Esse dispositivo limpa as cabeças de vídeo automaticamente toda vez que uma fita é colocada ou retirada do compartimento do videocassete. Tal recurso ajuda a manter uma excelente qualidade de imagem por muito tempo, minimizando a necessidade de produtos de limpeza ou mesmo serviços profissionais.

AUTO REVERSE: Sistema que permite reproduzir automaticamente os dois lados da fita, sem a necessidade de retirá-la do compartimento do cassete.

AUTO SPACE: Permite inserir um espaço silencioso entre uma música e outra durante a cópia de um CD para fita.

AUTO SWITCH OFF/ ÁUDIO OFF: Desliga automaticamente o televisor, alguns minutos após a emissora sair do ar.

AVI (Audio Video Interleaved): Entrelaçamento de áudio e vídeo. Formato padrão para gravação e reprodução de vídeo no ambiente Windows.