Fale Conosco

BACKBONE: Em português, espinha dorsal. O backbone é o trecho de maior capacidade da Internet e tem o objetivo de conectar vários pontos da Rede. No Brasil, foi a RNP (Rede Nacional de Pesquisa) que criou o primeiro backbone da Internet, no início para atender entidades acadêmicas que queriam conectar-se à Rede. Em 1995, a Embratel começou a montar um backbone paralelo ao da RNP para oferecer serviços de conexão a empresas privadas. Os provedores de acesso, em geral, estão conectados direta e permanentemente ao backbone.

BALANÇO: Recurso que permite regular a intensidade de som em cada canal estéreo.
BANDWIDTH: Em português, largura de banda. Capacidade de transmissão de dados de uma conexão, geralmente medida em bits por segundo.

BANNER: Anúncio colocado em páginas da Web.

BARREIRA DO SOM: Conjunto de fenômenos que ocorrem quando um avião atinge a velocidade do som no ar e a supera.

BASS REFLEX: Sistema de caixas acústicas em que a resposta de graves do woofer é reforçada por um mais dutos ou aberturas no gabinete. O comprimento e o diâmetro desse duto são calculados através de um programa de computador com base nas características do woofer e no volume interno da caixa acústica. Atualmente é o sistema mais usado, devido à sua grande eficiência na reprodução dos sons graves.

BATERIAS: Aparelho capaz de converter energia química em corrente elétrica continua. As baterias são classificadas em primarias e secundárias. Nas primárias a reação química e geralmente, irreversível e a produção de energia é limitada. As baterias secundárias podem ser recarregadas para nova utilização.

BLINDAGEM MAGNÉTICA: Proteção que inibe ou enfraquece o campo magnético gerado pelos alto-falantes de uma caixa acústica. Sua finalidade é impedir que esse campo magnético provoque distorções nas cores ou manchas no tubo de uma TV colocada ao lado das caixas.

BLOG: Também conhecido por Web log. Jornal pessoal publicado na Web, normalmente com toque informal, atualizado com freqüência e direcionado ao público em geral. Blogs geralmente trazem a personalidade do autor, seus interesses e relato de suas atividades.

BLU-RAY DISC (BD): Formato de disco óptico de 12 cm de diâmetro para vídeo de alta definição e armazenamento de dados de alta densidade. É o sucessor do DVD, sendo capaz de armazenar filmes até 1080p Full HD de até 4 horas, sem perdas. Requer TV de alta definição (Plasma ou LCD). Os discos BD apresentam-se em diferentes formatos, são eles: BD-ROM (Disco de leitura), BD-R (disco gravável) e BD-RE (disco regravável).

BLUETOOTH: Padrão de comunicação sem fio de baixo custo e de curto alcance. Permite a comunicação sem fio entre aparelhos eletrônicos como: celulares, notebooks, palmtops, PCs, scanners, impressoras e outros equipamentos que possuam um chip Bluetooth. Esta comunicação realiza-se através de ondas de rádio na freqüência de 2.4 GHz. Não necessita de licença e está disponível em quase todo o mundo. O nome provém do rei Harald Blatan, que comandou a Dinamarca no Século X e foi apelidado de Bluetooth por possuir uma coloração azulada nos dentes. Em seu reinado, Harald Bluetooth unificou a Dinamarca, daí o termo Bluetooth, que significa unificação. Tecnologia de transmissão sem fio entre aparelhos, como celulares, computadores, até 10 metros de distancia

BOOKMARK: Em um navegador, um bookmark é um link para uma página de interesse na Web, acessível de forma rápida e direta. Também chamado de favorito.

BORDA: A borda faz parte do sistema de suspensão do alto falante e é confeccionada em diferentes materiais de acordo com sua utilização (espuma, borracha, papel). Veja alguns exemplos e suas funções: Borda de dupla Onda: confeccionada em espuma de poliéster, desenvolvida para melhor uniformidade do movimento do cone do alto falante na linha para sub-woofer. Borda de Espuma emborrachada: amplia a elasticidade e durabilidade sem acréscimo de peso, melhorando a resposta do sistema. Borda Seca: borda estriada para a reprodução de determinadas freqüências. Borda de espuma: esta é a mais comum.

BOTÃO DE PÂNICO: Acessório do sistema de alarme para acionamento em caso de emergência. Pode ser programado para identificar desde assaltos, reportando silenciosamente a emergência à central monitoradora remota, até problemas de saúde ou acidentes com idosos ou crianças. Pode ser preso ao cinto ou pendurado no pescoço. Também pode ser fixado em locais estratégicos.

BPS: Sigla para bits por segundo. É uma medida de velocidade de transmissão de dados. É utilizada para avaliar a velocidade de modems e conexões. Os termos kbps (equivalente a mil bps) e Mbps (equivalente 1 milhão de bps).

BYTE: Série de 8 bits, que representa um único símbolo.

BOOK MARKER: Tipo de marcação que podemos fazer em um filme em DVD para que futuramente retornemos a este exato ponto. Por meio do Search você consegue localizar os Book Markers que você fez.

BRILHO (cd/m²): Capacidade de uma superfície refletir luz. O brilho possui a função de regular a intensidade da luz sobre a superfície. No caso específico de aparelhos de TV com telas LCD, o nível de brilho do monitor é apontado pela medida cd/m² (candelas por metro quadrado). Esta é uma medida internacional de intensidade luminosa por área projetada.