Fale Conosco

FADE IN/OUT: Recurso oferecido por algumas câmeras de vídeo que evita mudanças bruscas nas cenas, fazendo com que a imagem apareça e desapareça gradativamente no início e no fim das gravações.

FAQ (Frequently Asked Questions): Documento com perguntas e respostas mais comuns sobre um assunto específico. Grupos de discussão e listas de distribuição costumam ter a sua própria FAQ. Faz parte do bom comportamento do internauta ler a FAQ do grupo antes de fazer uma pergunta. Sua função é justamente reunir informações básicas sobre um assunto para que cada novo integrante do grupo não repita perguntas já respondidas anteriormente.

FIBRA ÓTICA: Meio físico para a transmissão de sinais de luz. É imune a interferência elétrica, o que lhe dá uma grande capacidade de transmissão de dados, voz e imagem.

FM: Abreviação de Freqüência Modulada. Tipo de transmissão de radiodifusão que utiliza o princípio da variação de freqüência de uma portadora de R.F. de acordo com o sinal de áudio do programa a ser transmitido. A radiodifusão em FM tem a vantagem de proporcionar maior fidelidade em relação à de AM, apresentando uma faixa de reprodução de 30 Hz a 15 kHz, mas tem como desvantagem o pouco alcance, em torno de 100Km.

FIREWALL: Sistema de segurança cujo principal objetivo é filtrar o acesso a uma rede. As empresas utilizam o firewall para proteger suas redes internas conectadas a Internet contra a entrada de usuários não autorizados.

FONTE DE SINAL: Nome dado a todo equipamento que gera sinal de vídeo, áudio ou ambos. Ex.: CD, videocassete, DVD, etc.

FOOT PRINT: É um diagrama que representa a área de cobertura de recepção de um determinado satélite, indicando a respectiva potência irradiada em cada contorno. Este dado determina o tamanho necessário da antena parabólica.

FORMATO 16:9: Tipo de formato de tela dos televisores widescreen (formato de tela de cinema). Esse formato foi adotado como padrão para o DVD e para a TV digital (HDTV e SDTV). Também pode ser expresso na forma 1,78:1.

FORMATO 4:3: Tipo de formato de tela dos televisores normais. Também pode ser expresso na forma 1,33:1.

FÓSFORO: Nome genérico para uma classe de substâncias que exibem luminosidade. Para produzir uma imagem na tela, fósforos são depositados na superfície interna da imagem-tubo da tela e excitada para gerar luminosidade por um feixe de elétron.

FREQÜÊNCIA: Característica física do som medida em ciclos por segundo (hertz). Freqüências baixas estão relacionadas com sons graves, as médias com sons médios e as altas com os sons mais agudos.

FTP (File Transfer Protocol): Protocolo para transferência de arquivos. O FTP pode ser utilizado para copiar arquivos da Internet para o computador do usuário e vice-versa. Os navegadores podem fazer transferências via FTP, mas também existem clientes específicos para a tarefa. Os usuários devem informar no cliente de FTP o endereço do servidor. É preciso ter uma conta no servidor e informar nome de usuário (username ou apelido) e senha, a menos que se trate um servidor de FTP anônimo.

FULL AUTO STOP: Recurso que faz com que o cassete-deck se desligue automaticamente ao final da fita durante a reprodução, gravação, avanço ou retrocesso rápido.

Full HD: A tela Full HD possui resolução widescreen de 1920 x 1080p. Essa é a mais alta resolução de origens HD para a melhor qualidade de imagem possível. Totalmente compatível com tecnologias futuras, pois suporta sinais de 1080p de todas as origens, inclusive os mais recentes, como Blu-ray e consoles de jogos HD avançados.

FULL RANGE: Faixa completa de freqüência. É também o nome dado aos alto-falantes que pretendem responder a toda a faixa de áudio.
FUNÇÃO WIDE CINEMA: Recurso da câmera que permite gravar barras nas partes superior e inferior da imagem, deixando-a com as proporções de largura de um filme de cinema.

FUSÍVEL: É um dispositivo que interrompe a corrente elétrica na circuito, com a função de proteção dos componentes do sistema de sonorização.