Fale Conosco

HDMI (High-Definition Multimedia Interface): Atualmente é o melhor tipo de conector de áudio e vídeo digital, que futuramente pode vir a substituir todos os conectores utilizados em DVD Players, Decodificadores de TV, TVs, Projetores, Monitores, Computadores, entre outros. Ele supre a imensa variedade de cabos e conectores usados para unir os sinais de áudio e vídeo de um aparelho de DVD a uma TV, por exemplo, resultando em um único cabo e conector capaz de fazer todas as ligações necessárias. Sua maior vantagem é que as conexões são realizadas digitalmente, apresentando a melhor qualidade possível de áudio e vídeo.

HDTV (High Definition Television): O sistema de TV digital permite a transmissão de programas em resoluções maiores, aumentando consideravelmente a qualidade da imagem. Entretanto, para usar essas resoluções maiores é necessário que você possua um aparelho de TV de alta resolução, mais conhecido como HDTV (TV de alta definição). O HDTV é um sistema de televisão com geração de imagens que possuem um número maior de linhas de definição e um quadro mais largo de relação aos padrões 3 X 4. Os sistemas desenvolvidos possuem a relação de quadro 14x9.

HERTZ: Unidade de freqüência assim chamada por causa do físico Heinrich Hertz (1857-1894). 1 hertz (Hz) é igual a 01 ciclo segundo.

HI FI STEREO: Reprodução do som com alta fidelidade. O videocassete Hi-Fi Stereo é ideal para a utilização em sistemas de Home Theater.

HIGH SPPED DUBBING: Possibilita a cópia de fita para fita na metade do tempo normal.

HIPERLINK: Nome dado à ligação que leva a outras unidades de informação em um documento hipertexto.

HIPERMÍDIA: A definição formal de hipermídia une os conceitos de hipertexto e multimídia. Ou seja, um documento hipermídia contém imagens, sons, textos e vídeos, como qualquer título multimídia. Além disso, usa ligações de hipertexto para permitir que o usuário salte de um trecho do documento para outro ou até mesmo para um documento diferente. O termo hipermídia também é utilizado como sinônimo de multimídia.

HIPERTEXTO: Organização de unidades de informação por meio de associações interligadas. Um documento de hipertexto possui ligações (links) para diversas partes do mesmo documento ou para documentos diferentes. As ligações normalmente são indicadas por meio de uma imagem ou texto em uma cor diferente ou sublinhado. Ao clicar na ligação, o usuário é levado até o texto interligado. O hipertexto foi o principal conceito usado na criação da Web, que pode ser descrita como um enorme pacote de informações interconectadas por ligações de hipertexto.

HOME PAGE: Muitas pessoas utilizam inadequadamente o termo home page para definir qualquer página Web. Rigorosamente, uma home page é a página de entrada de um site, mas o termo pode ser usado também para indicar a página principal de uma determinada seção.

HOME THEATER: Em português, Cinema em Casa. Por Home Theater, entende-se a integração de produtos de áudio e de vídeo de alto desempenho, para levar até nossas casas o impacto e a emoção que se tem ao assistir um filme em uma boa sala de cinema. Um Home Theater Dolby Pro-Logic, por exemplo, é composto dos seguintes aparelhos:
02 caixas acústicas para os canais frontais (esquerdo e direito);
01 para o canal central, 2 para o surround. Em um sistema composto de caixas tipo satélite ou bookshelf nos canais frontais e de surround é acrescentada mais uma caixa separada para a reprodução das baixas freqüências, chamada subwoofer;
Receiver ou amplificador com processador Dolby Pro-Logic;
DVD e/ou videocassete Hi-Fi;
Televisor, idealmente de 29" para cima, com som estéreo e resolução horizontal de 500 linhas ou mais.
Veja a figura anexa para a melhor disposição das caixas de som para o seu Home Theater.

HOST: Computador ligado permanentemente à Rede que mantém um repositório de serviços para outros computadores na Internet.

HTML (HyperText Markup Language): Linguagem utilizada na produção de páginas Web. A HTML é uma derivação de SGML (Standard Generalized Mark-up Language) e permite a criação de documentos que podem ser lidos em praticamente qualquer tipo de computador e transmitidos pela Internet até por correio eletrônico. Os documentos HTML podem ter ligações de hipertexto entre si. Utilizando-se URLs (endereços de documentos na Web), pode-se criar um documento HTML com ligação para qualquer outro arquivo na Internet. Para escrever documentos HTML, não é necessário mais do que um editor de texto simples e conhecimento dos códigos que compõem a linguagem. Os códigos (conhecidos como tags) servem para indicar a função de cada elemento da página Web. Existem programas específicos, chamados editores HTML, com ferramentas próprias que facilitam a criação de arquivos baseados nessa linguagem.

HTTP (HyperText Transfer Protocol): Protocolo de comunicação que viabiliza as ligações entre os clientes Web e os sites. A sigla HTTP é encontrada nos endereços de páginas Web.