Fale Conosco

MAPA CLICÁVEL: Imagem com vários hiperlinks que levam a destinos diferentes. Existem dois tipos de mapas clicáveis. No modelo mais antigo, o usuário não sabe qual arquivo será trazido ao colocar o mouse sobre determinada região da imagem (a menos que esteja escrito na imagem). A informação que é passada para o usuário enquanto ele movimenta o cursor sobre a imagem é a posição do cursor, indicada em pixels na margem inferior do navegador. Quando a imagem é clicada, a informação sobre a localização do clique é enviada ao servidor, que consulta uma tabela para descobrir qual arquivo enviar de volta. No modelo mais recente de mapa clicável, introduzido pelo Microsoft Internet Explorer e seguido pelo Netscape Navigator, a informação sobre qual arquivo o servidor deve mandar já está na página HTML. Quando o usuário passa o mouse sobre a imagem, o nome do arquivo aparece na margem inferior (barra de status) do navegador. Assim é possível receber uma resposta mais rápida do servidor.

MECANISMO DE BUSCA: Programa que permite realizar pesquisas na Web ou em um banco de dados por meio de palavras-chave. Alguns serviços permitem que a pesquisa seja realizada usando vários mecanismos de busca simultaneamente.

MEDIDOR DE SINAL DO SATÉLITE NA TELA: Recurso que permite ao usuário medir a intensidade do sinal do Digital HomeSat na tela da TV. Desta forma, torna-se uma referência para ajustes de apontamento da antena ao satélite durante a instalação.

MICROFONE: transdutor que transforma energia sonora em elétrica. O microfone de carvão utilizado nos telefones, possui um diafragma fino, atrás do qual estão disposto pequenos grãos de carvão. As ondas sonoras fazem vibrar o diafragma, exercendo pressão variável sob os grãos, provocando assim, a variação da resistência do carvão produzindo flutuações na corrente continua que passa por eles. O microfone de cristal é constituído por um cristal piezelétrico, no qual as modificações da pressão no diafragma produzem voltagem alternada. No microfone eletrostático o diafragma atua como umas das placas de um condensador no qual as vibrações produzem mudanças na capacitância. No microfone de bobina móvel o diafragma esta ligado a uma bobina localiza entre os dois pólos de um imã permanente.

MID RANGE: Alto-falante utilizado para reproduzir as freqüências médias (de 250 Hz a 6 kHz).

MODEM: Equipamento acoplado ao computador para permitir conexões com a linha telefônica. O modem transforma os dados enviados pelo computador em sinais que podem ser transmitidos pela linha telefônica e vice-versa. A velocidade do modem é medida em bits por segundo (bps).

MODEM INTEGRADO: A interatividade do sistema é garantida pela conexão do receptor/decodificador a uma linha telefônica. Dessa forma, o fluxo de informações, como a utilização do Pay Per View, realiza-se com agilidade e precisão.
MONITOR: Aparelhos especialmente desenvolvidos para uso em Circuitos Fechados de TV. São utilizados para reproduzir as imagens captadas pelas câmeras de segurança. MONO: Sistema de som com apenas um canal, ou seja, sem separação entre vozes e instrumentos. (Veja - Canal de Áudio.)

MP3: O MP-3 (MPEG-1 Layer 3) é um formato de áudio digital de alta qualidade bastante usado na Internet. O grande atrativo do formato é que os arquivos MP-3 podem ser comprimidos até 1/12 do tamanho de um arquivo de som digital formato WAV (o mais comum para áudio digital).

MP4 Player: Aparelho genérico baseado em memória flash, que reproduz arquivos digitais de áudio e vídeo. Similar ao MP3 Player, porem com a capacidade de reproduzir vídeos.

MP5 Player: Aparelhos portáteis capazes de tocar músicas armazenadas em arquivos no formato MP3, executar vídeos em uma pequena tela de cristal líquido e gravar vídeo.

MPEG-2 (DE MOVING PICTURE EXPERT GROUP): Sistema de compressão de sinais digitais de vídeo com a finalidade de obter um melhor aproveitamento do espaço disponível em uma memória ou meio de gravação (como o DVD), sem perda perceptível de qualidade.

MULTIMÍDIA: O termo multimídia é utilizado para definir um documento de computador composto de elementos de várias mídias, como áudio, vídeo, ilustrações e texto. Também é importante que esses documentos sejam interativos, ou seja, que permitam a participação do usuário.