Fale Conosco

SACD (Super Áudio CD): Tecnologia de processamento de áudio com qualidade superior ao CD. Um sistema de gravação chamada 'DSD', ou 'Direct Stream Digital' consegue superar sons de 100kHz e reproduz com maior precisão o som original da música. Além disso, o formato guarda até 04 vezes mais informação do que o CD convencional. Com um espaço adicional que pode armazenar, além das 02 faixas estéreo convencionais, textos e imagens.

SAÍDA DE ÁUDIO VARIÁVEL: Este recurso permite variar o nível de volume da saída de áudio do televisor através do ajuste de volume. Desta forma, você pode conectar um equipamento de áudio à TV e fazer os ajustes de volume através do controle remoto do televisor.

SAÍDA S-VÍDEO: Saída especial de vídeo de DVD-players, LD-players e videocassetes S-VHS. Permite uma imagem com maior resolução e menos interferências do que a obtida através de uma saída de vídeo composto. Para aproveitá-la é necessário que o televisor tenha a entrada correspondente. Ver - Entrada S-Vídeo.

SAÍDAS COMPONENT VÍDEO: Saídas especiais de vídeo, através de três tomadas tipo RCA, presentes em alguns modelos de DVD-players mais sofisticados. Através da separação do sinal de luminância (Y) dos sinais de crominância (Pb e Pr), permitem aumentar a resolução de imagem e a definição das cores quando comparadas com as obtidas a partir de uma conexão S-Vídeo ou de vídeo composto. Para aproveitá-las, é necessário que a TV tenha as tomadas de entrada correspondentes.

SAÍDAS PRÉ AMPLIFICADAS: Tomadas de saídas de áudio como as encontradas em alguns receivers. Normalmente, utilizadas para serem conectadas a amplificadores externos com potências superiores às fornecidas pelo receiver.

SAP: Segundo canal de áudio, que permite a audição do idioma original de alguns programas. Canal de áudio simultaneamente transmitido na programação de um canal de televisão. Seu objetivo principal é criar uma opção a mais de áudio para o espectador, como o áudio original de um filme, a cobertura de um evento sem os comentários dos apresentadores e até mesmo oferecer um outro grupo de apresentadores para um mesmo evento.

SATÉLITE: Um satélite de comunicação é um repetidor de sinal localizado no espaço. Ele recebe o sinal que passa por um sistema de antenas, um receptor, um conversor de freqüência, um transmissor, um amplificador e depois é enviado de volta para uma determinada região da superfície terrestre.

SCAN: Nos tuners AM/FM, essa tecla permite a audição, durante alguns segundos de cada uma das emissoras.

SEARCH: Permite a localização rápida de um trecho desejado da fita ou da faixa do disco em reprodução. Nos tuners AM/FM, essa tecla pode servir para localizar passo a passo uma emissora de rádio.

SENSIBILIDADE: Indica o nível de pressão sonora, em decibéis, obtido a 1 metro de distância de uma caixa acústica quando ela é submetida a 1 watt de potência. Quanto maior o valor da sensibilidade, maior o rendimento da caixa acústica.

SENSORES: Acessórios que compõem sistemas de alarme. Identificam diferentes situações de perigo, como por exemplo: a abertura de portas e janelas, fumaça ou presença de pessoas no ambiente.

SERVIDOR: No modelo cliente/servidor, é o programa responsável pelo atendimento a determinado serviço solicitado pelo lado cliente. Todos os serviços da Internet, como archie, gopher, WAIS e WWW, funcionam no modelo cliente/servidor. Para utilizar um desses serviços, o usuário precisa usar um programa cliente para acessar o servidor. Referindo-se a equipamentos, o servidor é um sistema que oferece recursos tais como armazenamento de dados, impressão e acesso para usuários de uma rede.

SHAREWARE: Software que pode ser experimentado antes da compra. Alguns programas shareware funcionam somente durante um período determinado de avaliação; outros apenas mostram mensagens periodicamente lembrando o usuário que não se trata de um produto gratuito. Os autores de shareware normalmente pedem pagamentos simbólicos pelo software.

SHUFFLE: mesma função do random.

SINTONIZADOR: Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais das emissoras de rádio ou TV. Normalmente vem embutido nos televisores, videocassetes e receivers, mas também pode ser adquirido à parte (no caso do sintonizador AM/FM). Pode ser analógico ou digital.

SISTEMA DE COR: PAL-M e NTSC.

SITE: Coleção de arquivos Web sobre um determinado assunto com um início chamado home page. O termo site também pode ser usado com o sentido de uma instalação que oferece serviços aos usuários.

SKIP: Função que permite a seleção rápida do início das faixas de um disco ou a localização da emissora com freqüência acima ou abaixo da atual.

SKY: É um serviço que utiliza a tecnologia mais avançada de transmissão via satélite para recebimento da melhor programação mundial, com qualidade digital de sons e imagens, 24 horas por dia. São os melhores canais de filmes, esportes, infantis, notícias e de informações. Oferece também serviços de última geração, como o Guia Eletrônico de Programação, canais mosaico, sistema Pay Per View, reserva de programas, autocensura e muitos outros.

SLEEP TIMER: Função que programa o aparelho para desligar-se automaticamente, após determinado período de tempo.

SOM: Perturbação mecânica, como uma mudança de pressão, deslocamento de partículas ou tensão, que se propaga em um meio elástico (por exemplo o ar ou água) e que pode ser detectado por um instrumento ou uma pessoa que percebe a sensação auditiva que essa perturbação produz. O som é um fenômeno físico mensurável.

SPAM: Denominação para mensagens de correio eletrônico não desejadas. O termo deve ter derivado de um quadro do antigo programa inglês de comédia Monty Python apresentado na mesma época em que os e-mails indesejados surgiram na Internet, no qual a palavra spam era repetida centenas de vezes. SPAM é marca registrada da Hormel, fabricante de produtos alimentícios, muito conhecida por seus enlatados consumidos nos Estados Unidos durante a segunda guerra mundial.

SPECTRUM ANALYSER: Mostra instantaneamente no display, através de barras correspondentes a cada uma das faixas de freqüência em que o equalizador está dividido, o conteúdo do sinal musical. Em alguns aparelhos, uma barra isolada mostra o nível geral de saída.

SRS: Efeito desenvolvido pelos laboratórios da SRS para simular uma sensação de envolvimento ou surround com o uso de somente duas caixas acústicas.

SUBTITLES: Legendas de um filme. A maioria dos discos DVD produzidos para a Região 1 (Estados Unidos e Canadá) vêm com legendas em três idiomas (inglês, francês e espanhol), enquanto que os da Região 4 (Brasil) costumam ter legendas em inglês, português e espanhol. No entanto, podem existir discos com até oito idiomas, pois o formato permite essa capacidade.

SUBWOOFER: Alto-falante ou caixa acústica destinada a responder freqüências sonoras extremamente baixas (abaixo de 150 Hz). Pode ser ativo, quando possui seu próprio amplificador, alojado no interior do seu gabinete, ou passivo, quando precisa ser alimentado por um amplificador externo.

SUPER WOOFER: Sistema de reforço de graves que trabalha numa faixa de freqüências abaixo do woofer e acima do subwoofer.

SURROUND: Em inglês, rodear, circundar, envolver. Efeito acústico conseguido normalmente através da ligação de quatro ou cinco caixas acústicas a um sistema de áudio, para fazer o ouvinte sentir-se envolvido pelo som. Os sistemas mais conhecidos de surround são o Dolby Pro Logic, o Dolby Digital e o DTS. Em alguns aparelhos, um efeito semelhante é conseguido eletronicamente com a utilização apenas das duas caixas acústicas frontais.

SYNCHRO DUBBING: Recurso que permite fazer cópia de fita para fita sincronizando o início da gravação com o início da reprodução.