Fale Conosco

TAPE-DECK: Gravador e reprodutor de fita cassete. Também chamado cassete-deck.

TAPE-DECK DUPLO: Similar ao Tape-Deck, mas com compartimento para duas fitas. Há modelos em que apenas um dos compartimentos é gravável, e outros em que ambos são graváveis. Normalmente possuem a função de cópia automática, em duas velocidades. Também chamado Double - deck.

TAXA DE CONTRASTE: É a medição da tela ou display da TV, definida como razão de luminosidade da cor mais brilhante (branco) para aquela mais escura (preto).

TECNOLOGIA VOIP (VOICE OVER INTERNET PROTOCOL): Também conhecida como "Voz sobre IP", essa tecnologia permite a transmissão de voz por IP, possibilitando a realização de chamadas telefônicas via internet. Para que a transmissão de voz seja possível, o VoIP captura a voz, que até então é transmitida de forma analógica e a transforma em pacotes de dados, que podem ser enviados por qualquer rede TCP/IP (Transport Control Protocol/Internet Protocol).

TECNOLOGIA LCD: Tecnologia de projeção de imagens que utiliza 3 micro espelhos e é reconhecido como um formato de projeção analógico, oferece alta qualidade, portabilidade e preços bastante competitivos.

TECNOLOGIA DLP: (Digital Light Processing) - Tecnologia de projeção de imagens desenvolvida para competir com a tecnologia LCD. Utiliza circuitos acoplados a pequenos espelhos que refletem a imagem sobre um painel digital. Alguns técnicos afirmam que sua qualidade é superior ao LCD, porém não é uma unanimidade.

TELA AZUL: Recurso presente em televisores que permite trocar a tela com chuviscos, quando a recepção é muito ruim ou o canal está vazio, por uma tela azul. Ao mesmo tempo, o ruído de áudio é também eliminado.

TELA DE CRISTAL LÍQUIDO LCD: Uma tela alfanumérica que usa as propriedades exclusivas do cristal líquido para formar caracteres. AS telas planas mais modernas incluem uma matriz de centenas ou milhares de células LCD individuais que geram textos e gráficos coloridos na tela. As células LCD consomem pouca energia, apesar de precisarem de luz externa para que se tornem legíveis ao usuário. A tecnologia das telas de LCD (Liquid Crystal Display) é a mesma dos pequenos visores de câmeras filmadoras e fotográficas digitais. O cristal líquido fica atrás do fino vidro transparente, onde visualizamos a imagem. Ele é composto de micro partículas sólidas e fluidas e conta com uma estrutura similar à de um cilindro. Quando são ligados, a TV de LCD recebe uma descarga elétrica capaz de movimentar as moléculas de cristal líquido, ativando filtros que compõem as cores das imagens.

TELA PLANA: Nome utilizado para definir os cinescópios sem curvatura, ou seja, que tendem fisicamente para um plano perfeito.

TELA DE PLASMA: Dispositivo baseado na tecnologia de painéis de plasma (PDP, Plasma Display Panel), que foi aprimorada na última década devido ao mercado da televisão de alta definição (HDTV). Displays de plasma são totalmente planos, possuem alta resolução, com excepcional reprodução de cores e são normalmente fabricados em proporções de tela diferentes das encontradas em CRTs, geralmente 16:9 (widescreen). Finos, ocupam pouco espaço, uma vez que não é necessário nenhum volume atrás dos mesmos.

TEMPO DE RESPOSTA: Medido em milissegundos, é a característica que define a qualidade da imagem. Se o tempo de resposta é longo (a partir de 16ms), a imagem pode deixar rastros na tela, gerando desconforto visual ao assistir programas ou jogar. Portanto, quanto menor o tempo de resposta, mais "realistas" serão as imagens. Atualmente são comercializadas TVs com tempo de resposta a partir de 3ms.

TEMPO DE REVERBERAÇÃO: Medida utilizada para a quantificação da reverberação de um recinto fechado. Tecnicamente, é o tempo que o som em um ambiente demora em decrescer a 60 dB, a partir do instante em que a fonte é cessada.
TEMPO DE VIDA DA LÂMPADA - A lâmpada é um dos itens mais importantes para a performance do projetor e também um dos mais caros, portanto o tempo de duração ou o tempo de vida da lâmpada pode ser um fator essencial para a escolha do projetor.

THX: Marca registrada da Lucasfilm para equipamentos de cinema e de home-theater, além de fitas de vídeo, discos LD e DVD. Identifica conformidade com os parâmetros por ela estabelecidos para utilização comercial. O objetivo é manter a maior consistência possível na qualidade sonora e de imagem, de tal maneira que os filmes sejam vistos e ouvidos da forma como foram idealizados pelos seus diretores.

TIMER ON OFF: Recurso de vários equipamentos que permite ligá-los e/ou desligá-los no horário desejado.

TRACKING DIGITAL AUTOMÁTICO: Este sistema permite eliminar automaticamente possíveis barras e "chuviscos" indesejáveis na imagem, proporcionando a melhor qualidade possível, mesmo com fitas alugadas.

TRUE STEREO: Som estéreo mais real e envolvente obtido através do adequado posicionamento das caixas acústicas da nova linha Impact.

TOUCH SCREEN: Tela sensível ao toque, que pode ser ativada com a pressão de um dedo ou de uma caneta especial. Dispensa a utilização de periféricos, como teclado ou mouse. Utilizado em PDAs, terminais bancários, notebooks, entre outros.

TUNER: Circuito ou equipamento cuja função é captar os sinais das emissoras de rádio ou TV. Normalmente vêm embutido nos televisores, videocassetes e receivers, mas também pode ser adquirido à parte (no caso do sintonizador AM/FM). Pode ser analógico ou digital.

TUBO: É o tipo mais comum de TV - e o de preço mais acessível. Um tubo de raios catódicos forma as imagens. Por causa do seu tamanho, as TVs não podem ser finas. É uma tecnologia tradicional, que teve muitos avanços nos últimos anos. Um dos principais é a tela Plana. Sem a curvatura, a tela sofre menor incidência de reflexos de luz, melhorando a visualização da imagem. Além disso, como os cantos, ao invés de arredondados, são quadrados, evitam-se distorção da imagem.

TUNER AMFM ANALÓGICO: Tuner do tipo convencional, onde a sintonia das emissoras é feita através do sistema de ponteiro e dial.

TUNER AMFM DIGITAL: Permite, através de teclas, a sintonia automática ou manual das emissoras de AM e FM, mostrando no display a freqüência de cada uma delas. Além disso, proporciona maior precisão e estabilidade no processo de sintonia do que os tuners analógicos.

TWEETER: Alto-falante utilizado para reproduzir as altas freqüências (agudos).